10/12/2010

Entrevista exclusiva a Tiago Duque


Já entrevistámos um atleta dos júniores do Sporting Clube de Portugal(William Carvalho), e decidimos, então, entrevistar também um atleta que pertença ao plantel de júvenis do Sporting esta temporada. O eleito é Tiago Duque, defesa leonino, internacional português sub-17.

Boas Tiago. Sabendo que, no ano passado, foram campeões distritais, qual o objectivo que tens, colectiva e individualmente, para esta temporada?
De momento estamos a fazer um bom campeonato, partindo do princípio que só nós interessamos e que só dependemos de nós para sermos campeões nacionais. Ter a melhor defesa e o melhor ataque de todas as equipas que constituem o campeonato nacional é sempre algo prestigiante e bom para o bem-estar e espírito de grupo.

O Sporting nos últimos anos tem formado centrais interessantes, sendo um deles, inclusivé, capitão da actual equipa sénior do futebol do Sporting. É esse o teu objectivo no futuro, acreditas que podes lá chegar?
Quando, com a minha idade, jogamos nos clubes grandes, no meu caso no Sporting, a ambição maior é sempre poder um dia estar a representar o clube no principal escalão, mas no entanto para se chegar ao patamar do Daniel Carriço só mesmo com muito trabalho e muita dedicação, mas respondendo á sua pergunta, não sei se será possível mas gostava muito de chegar a sénior do Sporting.

Como é representar o Sporting, um dos clubes que mais jogadores de grande nível forma internacionalmente?
Representar o Sporting é sempre um orgulho, é algo que nos motiva muito e nos faz crescer ainda mais. Por vezes não damos valor ás excelentes condições de trabalho que temos, mas poder estar entre os melhores em Portugal é muito positivo.

No teu escalão, há vários jogadores de grande qualidade no plantel, inclusivé também centrais. O que pensas do valor do Tobias Figueiredo e do Eric Dier?
Uma das coisas que me fez ir para o Sporting foi saber que iria ter uma competição saudável, tanto com o Tobias como com o Eric. Ambos são centrais de excelência, são jogadores que admiro pela forma de jogar e pelo carácter, e que me fazem lutar mais e penso que só temos a beneficiar com isso, os três, e a aprender com a competição.

Em termos de selecção, a equipa conseguiu 3 vitórias recentemente, apurando-se para a "Ronda de Elite", nos sub 17. Até onde acreditas que podem chegar?
Na selecção, as coisas correram muito bem nesta primeira fase de apuramento. Estas vitórias, suadas, foram a demonstração do carácter, da entreajuda do grupo e da forma como sabemos ser solidários, tanto dentro como fora do campo. Se esta força que temos vinda a demonstrar continuar ao longo da época temos boas hipóteses de chegar pelo menos ao Campeonato da Europa, sendo esse o nosso objectivo.

Quais as melhores características que pensas ter?
Não sou uma pessoa que gosta muito de apontar os meus pontos fortes, mas penso que a forma de pensar o jogo será o meu ponto mais forte. Adapto-me muito bem a qualquer jogador, treinador, táctica ou mesmo clube, porque sei que essa é a forma mais fácil de evoluir como pessoa e como jogador.
Partilhar:

5 comentários:

  1. Estas mini entrevistas é um grande passo para o teu blog e que levam os sportinguistas a conhecer melhor os jogadores da formação - PARABENS.

    QUERIA TAMBÉM SAUDAR O REGRESSO DO TEU BLOG - PARA MIM UM GRANDE BLOG SPORTINGUISTA!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Metra. Volta(e já agora) comenta sempre. Um muito obrigado e um abraço. Viva o Sporting

    ResponderEliminar
  3. És grande Tiago !

    ResponderEliminar
  4. O Tiago Duque é sem dúvida um excelente exemplo a seguir, para qualquer jovem atleta, pela determinação, forte carácter e desmedida humildade..!!

    Força Tiago..!!

    ResponderEliminar
  5. Outro grande porco este...

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!