01/08/2011

Entrevista exclusiva a Filipe Chaby




O Sporting Visto Por Nós teve o privilégio de entrevistar o Filipe Chaby nesta mini-entrevista, em que abordámos vários temas com o intuito de dar a conhecer melhor este talento da formação do Sporting (que por sinal também é sportinguista) aos leitores. Em nome de toda a equipa do Sporting Visto Por Nós resta-nos agradecer a disponibilidade do Filipe em colaborar connosco, e desejar-lhe a melhor sorte do Mundo, a ele e ao Sporting!




Nome: Carlos Filipe Fonseca Chaby
Nacionalidade: Portugal
Nascimento: 1994-01-22
Naturalidade: Setúbal
Posição: Médio
Clubes: Vitória Fc, Sporting (de 2006/2007 até ao presente)


P: Filipe, quais são os teus objectivos, colectivos e individuais, para a temporada que se avizinha?
R: Os meus objectivos colectivos passam por ser campeão nacional de Juniores A e ganhar todas as provas que o sporting participe e individuais por jogar regularmente no escalão continuando no sporting para o ano, poder ser chamado a trabalhar com os seniores e representar a seleçcao nacional sub18.

P: És um médio ofensivo bastante criativo, e com uma capacidade técnica bastante acima da média para a tua idade. Podes-te descrever enquanto futebolista, para os que não te conhecem?
R: O meu pé dominante é o esquerdo, jogo como medio interior ou extremo, tenho como principais caracteristicas ser tecnicamente evoluido, com boa leitura de jogo e capacidade de decisao e dar intensidade no processo ofensivo com e sem bola. Considero me um jogador de equipa.

P: Quais é que pensas que são as tuas maiores qualidades, e os aspectos onde ainda precisas de melhorar no teu jogo?
R: As minhas maiores qualidades enquanto futebolista são a tecnica individual e controlar o ritmo e intensidade que imponho no meu jogo quer individualmente quer colectivamente. Penso que tenho que melhorar o meu processo defensivo, impondo maior agressividade ao portador da bola.

P: Como vês a época que o Sporting fez nos Juvenis A na temporada passada? E a nível pessoal, como consideras que te correu?
R: Considero que em termos colectivos foi uma epoca positiva apesar de nao termos conquistado o objectivo principal que passava por ser campeão nacional, no entanto senti que a equipa evoluiu bastante e conquistamos todos os torneios em que participamos. A nivel individual penso que foi a melhor epoca que ja fiz ao serviço do sporting onde evolui bastante e fui o segundo melhor marcador da equipa com 17 golos.

P: Já foste alguma vez chamado aos trabalhos da equipa principal? Se sim, como te sentiste?
R: Nunca tive o prazer de ser chamado aos seniores mas acredito que esta epoca terei essa oportunidade concretizando assim um dos meus sonhos como jogador.

P: Qual é o segredo para estares há quatro temporadas no Sporting, resistindo a dispensas e a saídas ?
R: estou no sporting há cinco temporadas sendo esta a minha sexta epoca no clube. O segredo tem sido trabalhar todos os treinos e jogos de forma a melhorar o meu desempenho.

P: Na tua família, sempre te apoiaram para continuares esta carreira de alto nível no futebol formação?
R: A minha familia é o meu maior suporte. Sempre me apoiaram quer no futebol quer na escola, sempre respeitando as minhas decisões.

P:Como é que foste parar ao Sporting Clube de Portugal?
R: Tudo começou no torneio de carcavelos ao servico do Vitoria Futebol Clube em sub12 em que fiquei referenciado pelo professor Tiago Capaz, ao mesmo tempo tinha sobressaido no torneio de Vendas Novas onde o Porto e Benfica sondaram os meus pais para os poder representar. Optei pelo clube do meu coração indo em sub13 para Pina Manique e neste momento sinto que foi a melhor decisão.

P: Qual é o jogador da tua geração que mais aprecias, no Sporting Clube de Portugal?

R: Adoro trabalhar com todos os meus colegas, todos eles têm imenso valor e capacidade para um dia serem profissionais de futebol ao mais alto nivel.

P: Qual o treinador com que mais gostaste de trabalhar no futebol formação?
R: Adorei trabalhar com todos, mas tenho que destacar o que mais me marcou a nivel pessoal que foi o Professor Tiago Capaz.

P: Ser opção regular na Selecção Sub-18 é um dos teus objectivos para o ano que se avizinha?
R: Sim, tal como ja referi anteriormente.

P: Sabemos que um dos teus ídolos é o Mesut Ozil, do Real Madrid. Identificas-te com ele em termos de estilo de jogo?
R: Nao, o meu idolo é o meu pai. O Mesut Ozil é apenas a minha referencia enquanto jogador de futebol e nesse aspecto sim, penso que em termos de estilo de jogo somos muito parecidos na forma como jogamos e na posição em campo que temos.

P: Queres deixar alguma mensagem aos sportinguistas em geral, e aos leitores do Sporting Visto por Nós em particular?
R: Queria deixar aqui presente que apesar do sporting ter passado por algumas difuldades nao deixa de ser o grande clube que é e queria que os nossos adeptos nao deixassem de acreditar no clube e no seu lema: ESFORÇO, DEDICAÇÃO E DEVOÇÃO PARA ATINGIRMOS A TÃO DESEJADA GLÓRIA. É para isso que trabalhamos todos os dias neste melhor CLUBE DO MUNDO. Saudações leoninas aos leitores sportinguistas do Filipe Chaby.
Partilhar:

15 comentários:

  1. Anónimo1/8/11 16:58

    ya ya, e eu entrevistei o cristiano ronaldo

    ResponderEliminar
  2. Anónimo, se entrevistou o cristiano ronaldo devo dar-lhe os parabéns e incentivá-lo a mandar a entrevista a um jornal desportivo, com certeza terão gosto em publicá-la.

    ResponderEliminar
  3. Bem metida, essa no anonimo, Miguel ;)

    ResponderEliminar
  4. Uma ligeira correcção, se me permitem, o Filipe em 2006/07 já estava nos Infantis A do Sporting, portanto não veio para o clube em 2007/08.

    SL

    ResponderEliminar
  5. Anonimo, respondi com ironia porque a "certas pessoas" é assim que se faz. Em pequeno sempre me ensinaram a dizer que sim aos malucos, mas pensei que tinha percebido a "ironia".

    Quanto ao exclusivo eu sei que lhe faz confusão, porque se até para fazer uma critica barata num blog (que segundo as suas palavras não é do seu agrado) é preciso comentar em anónimo, então está tudo dito :)

    Mas se tem assim tanta inveja de não ser entrevistado também, faça o seguinte: Mande os seus dados para o nosso email, e assim que puder eu próprio o entrevistarei, que tal lhe parece?

    Obrigado pela sua visita e volte sempre!

    p.s: o email do blog é scp.visto.por.nos@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. ACF, obrigado pelo reparo!

    SL

    ResponderEliminar
  7. Gonçalo Correia1/8/11 21:50

    ACF,

    Exacto, foi um lapso na formulação da pergunta. Obrigado pela correcção (que o próprio FC fez na resposta á questão).

    Anónimo,

    Se quiser um print screen, mande um e-mail para o endereço do blog. Será facultado com todo o prazer (e o Miguel já o disponibilizou). Quem tiver, aliás, dúvidas sobre a veracidade da notícia, que faça o mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo1/8/11 23:22

    essa é boa caro Miguel responde me mas apagou o meu comentario, porque será? Nunca disse que ao gostava do blog se nao percebe portugues aconselho a voltar para a escola.
    Comento em anonimo porque nao tenho qualquer conta gmail ou algo do genero mas se quiser digo lhe o meu nome que apesar de nao contar para nada parece que voce faz questao de saber. Eu ser entrevistado? claramento nao faço questao nenhuma, mas se quiser faço com todo o gosto caso seja para falar do sporting e apenas só do sporting, do plantel, estrutura etc etc... Mas agora dizer que tenho inveja de uma coisa que é 99% de ser impossivel lool. Responda se quiser e seja corajoso de nao apagar o comentario. Saudaçoes Leoninas

    ResponderEliminar
  9. Gonçalo Correia1/8/11 23:37

    Anónimo,

    Deixe-se de touradas, se faz favor, e siga o meu conselho se tiver dúvidas sobre a autenticidade da entrevista.

    ResponderEliminar
  10. Bom, se diz que esta noticia é inventada é porque realmente ou não gosta ou não costuma vir ao blog porque nunca em quase 1 ano de existência inventamos o quer que fosse. deve estar a confundir-nos com outros blogs.

    A questão de comentar com nome é de simples resolução, basta clicar em "nome" e escolher um qualquer. Por uma questão de ética e melhor interacção fica melhor comentar com um nome, seja ele qual for, porque se nos acusa de uma coisa que tem 99% de certezas (sabe-se lá como) não deveria ter medo de pôr um nome, mesmo que fosse com um nick falso, para facilitar o diálogo.

    Depois você diz que não quer ser entrevistado, mas que teria gosto se fosse para falar do Sporting, então pergunto eu porque não falou do Sporting aqui? Que por exemplo é um excelente jogador, etc etc. Eu digo-lhe, porque preferiu criticar sem fundamento algum, ou seja o típico português, fala do que não sabe...

    Não me vou alongar mais nesta conversa, já lhe foi dito para mandar um email para o blog para receber/ver os prints da entrevista, caso esteja interessado?!?! porque parece que o seu interesse é criticar e não fundamentar e não vou alimentar mais as suas fantasias. Portanto já sabe o que tem a fazer, por isso força caro amigo.

    Para que não lhe falte nada, exponho aqui novamente o email do blog: scp.visto.por.nos@gmail.com

    Sem ressentimento, Saudações leoninas

    ResponderEliminar
  11. Anónimo2/8/11 04:52

    Este Miguel realmente tem muita graça. Eu disse lhe no meu ultimo comentario que nao tenho qualquer problema em dizer o meu nome e se quiser eu digo lhe. Chamo me Pedro Oliveira. está melhor assim? ou quer antes o nome completo? Mas passando á frente nao falei do sporting neste post(inventado ou nao) mas ja comentei outros posts e falei sobre o sporting e nao critiquei o blog que até gostava do blog e visito o todos os dias, mas depois desta suposta invençao da entrevista passei a ver o blog com outros olhos... e sim vou querer provas que a entrevista é verdadeira caso me queiram mostrar é claro mas penso que isso é do vosso interesse mostrar que é verdade... ou nao...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo2/8/11 12:33

    este anon nem merece resposta...porque é que entrevista não é possivel? asserio não compreendo vens aqui criticar cria tu um blog e tenta alcançar a qualidade deste se conseguires dou a mao ha palmatoaria se não...amigo para criticar esta calado

    ResponderEliminar
  13. Pedro,

    Tem o mail do blog à disposição caso queira o comprovativo de que a entrevista é real. Aliás, como outras que já fizemos a jogadores dos júniores e juvenis do Sporting, e até a hóquistas...

    Se não pretende sequer comprovar, o problema é só seu...

    Fique também, desde já, que qualquer seu comentário posterior que tenha por único objectivo atacar o blog será imediatamente apagado!

    Não gosta? Não venha, não leia, não comente... Simples, não é?

    Cordialmente,
    Mauro Silva

    ResponderEliminar
  14. Gonçalo Correia2/8/11 20:20

    Pedro,

    Apaguei um dos seus comentários.

    O SVPN é uma família. Se você não gosta dela, ou discorda do que ela faz, critica e faça-o construtivamente. Atacá-la gratuitamente é outra coisa, e não é tolerável: deixa de ser uma questão de opinião, para passar a ser uma questão de respeito (ou falta dele).

    Como as visitas pouco nos dizem, peço-lhe que não cá volte: presenças como as suas não são bem-vindas.

    ResponderEliminar
  15. João Martins5/8/11 13:28

    Também tenho um blog de futebol juvenil e tive de o fechar aos comentários não assinados. Infelizmente, há sempre gente que só serve para criticar e insultar... fazer alguma coisa de útil é que não! São os bota-abaixistas... Não servem para nada. mas enfim... o senhor que se divirta nas suas dúvidas metafísicas sobre a veracidade ou não de uma entrevista.

    Mas não foi este tema que me levou a escrever.
    Vim aqui apenas escrever que não conheço o Filipe, mas conheço o seu pai, Carlos Chaby, que foi o treinador da Selecção distrital de Setúbal SUB14 (onde o meu filho jogou) e posso dizer que compreendo que o Filipe diga que o seu pai é o seu ídolo. É de facto uma pessoa muito educada, excelente profissional, posso dizer que todos os miúdos da selecção adoraram o professor Carlos Chaby.

    venho, assim, dar os parabéns ao Filipe, e desejar-lhe as maiores felicidades!

    Parabéns ao blog, que não conhecia.
    Sou benfiquista, mas não sou doente da bola, o que gosto mesmo é de ler sobre futebol juvenil... e gostei do que vi neste blog!


    Parabéns aos autores do blog!
    E uma palavra de conforto, nunca se deixem ir abaixo por gente que só gosta de dizer mal.

    estão a fazer um excelente trabalho!

    Parabéns!

    ResponderEliminar

O SVPN reserva-se ao direito de moderar sem aviso prévio, qualquer comentário abusivo/ofensivo ou insultuoso.

Qualquer comentário desenquadrado com o tema do post não será aprovado.

Para facilitar a discussão, agradecemos que assinem os comentários - quem não tem conta pode seleccionar o campo Nome/URL (o URL pode ser deixado em branco), onde podem assinar o vosso nome ou um qualquer nickname à vossa escolha!